A escolha dos meios de comunicação e o próprio desenvolvimento da mensagem são orientados através do estudo das características do público que estejam ligados com persuasão. Mesmo que não haja provas conclusivas, leva-se a crer que pessoas com maior grau de educação ou intelectualidade não sejam persuadidas tão facilmente. Com isso conclui-se que pessoas com pouca orientação, baixa auto-estima ou pouco autoconfiança tendem a ser persuadidas de maneira mais fácil.
Citando Fiske e Hartley, apresentamos aqui alguns fatores principais que auxiliam numa comunicação eficaz:
- Quanto maior o monopólio da fonte de comunicação sobre seu público, maior é mudança nesse público ou o efeito sobre ele em favor da fonte.
- Os efeitos da comunicação ação maiores quando a mensagem está alinhada com as opiniões, crenças e disposições do público exposto a ela.
- A comunicação pode produzir mudanças mais afetivas em questões menos comuns e perceptíveis, que não estão no centro do sistema de valores do público-alvo.
- A comunicação costuma ser mais eficaz quando se acredita que a fonte domina o assunto*, tem mais status, objetividade e desperta mais simpatia, porém principalmente quando a fonte exerce poder e desperta maior identificação.
- O contexto social e o grupo de pertinência ou de referência vão mediar a comunicação e influenciar na aceitação ou não da comunicação.
Vai ai uma dica que nada mais é que o objetivo de todo comunicador: descobrir aquilo que o público sente e pensa, porém ninguém ainda representou, ou melhor, codificou dentro do processo de comunicação.
*Através deste link percebemos o quanto é usado o poder da fonte para uma comunicação eficaz. Neste caso é utilizado um profissional especializado que possui domínio no assunto para transmitir a mensagem com exatidão e com maior poder de persuasão.
http://www.youtube.com/watch?v=O2NlXOHVtNw
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