"Todo contato com a marca transmite uma impressão que pode fortalecer ou enfraquecer a visão do cliente sobre a empresa.” O modelo acima enfatiza os principais fatores de uma comunicação eficaz. O emissor precisa saber que público deseja atingir e que reação pretende gerar. Deve, por tanto, codificar a mensagem com uma total compreensão da maneira como o público-alvo geralmente decodifica as mensagens. Precisa transmitir a mensagem por meios eficazes que alcancem o público-alvo e desenvolver canais de feedback para monitorar as respostas. Para que uma mensagem seja efetiva, o processo de codificação do emissor precisa estar coordenado com o processo de decodificação do receptor. Quanto mais o campo de experiência do emissor se sobrepõe ao do receptor, mais eficaz é a comunicação. Isso impõe dificuldades adicionais quando membros de um certo estrato social (como o dos publicitários) desejam se comunicar eficazmente com outro estrato social (como o dos operários).
O Processo de Comunicação (30/07/09)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário